Seja poderosa, sedutora e magnética

Home / Seja Poderosa / OS 3 TIPOS DE CIUMENTOS E COMO LIDAR COM ELES

O Maior Portal de Cursos Online Para Mulheres do Brasil

OS 3 TIPOS DE CIUMENTOS E COMO LIDAR COM ELES

SHARE
, / 8606 0

É praticamente impossível imaginar uma pessoa que nunca tenha sentido ciúme na vida. Pode ser de uma amiga, da atenção que os pais davam para o outro irmão ou do namorado.

Em geral, este sentimento está associado ao amor, ao apego ou ao medo da perda o “objeto” para um rival.

Apesar de estar relacionado a algo, aparentemente, tão bonito, como o amor, se for tratado com possessividade, ele pode se tornar prejudicial para o relacionamento. Por isso, eu decidi ensinar você como entender e lidar com o ciume e com os três principais tipos de ciumentos, de uma maneira efetiva e sem maiores desgastes.

O ciúme é o medo de perder a pessoa (ou objeto) que amamos, mesmo que essa falta de segurança seja infundada. Normalmente, ele é causado por uma autoestima baixa, em que a mulher ou homem ciumento não acredita ser merecedor de ter alguém tão maravilhoso ao seu lado. E então, começa a tirar a liberdade do amado, como forma de evitar que a pessoa escape de suas mãos. Mas será que essa estratégia maluca funciona? Com certeza não.

Que o ciúme prejudica o namoro ou casamento todo mundo sabe, mas pouca gente para e pensa quais são os reais impactos que ele é capaz de causar. As brigas frequentes são apenas um sintoma de que as coisas não vão bem, por isso, é preciso enxergar os danos de uma forma mais clara para ver o real impacto que essa emoção tem.

Pensando nisso, lindona, vou listar os tipos de ciumentos e como lidar com eles da melhor forma possível partindo dos princípios que movem cada um:

1 – Falta de confiança: O INSEGURO

Essa é uma consequência óbvia e também uma das mais destruidoras do ciúme. A segurança é uma das bases do relacionamento, principalmente, pois é em cima dela que construímos uma história de amor forte e duradoura. Nos casos em que ela não existe ou está enfraquecida, a chance de tudo acabar é muito grande, pois é insuportável viver com alguém que não acredita em nada que você fala.

Quando a confiança está abalada, os questionamentos se tornam tão frequentes que, mesmo que o outro não esteja traindo, ele começa a mentir para evitar brigas. E assim que o ciumento descobre cada uma das mentiras, a confiança se quebra ainda mais, pois toda a suspeita passa a fazer sentido, provocando um ciclo vicioso de dor e amargura.

Homens inseguros e com autoestima baixa, ou aqueles que foram traídos m relações passadas, se encaixam bem nesse quadro. Isso porque o homem com baixa autoestima não se sentirá suficientemente bom para estar ao seu lado e isso será um problemão para a relação. Entretanto, uma maneira efetiva de lidar com homens inseguros ou traumatizados é, exatamente, agindo com naturalidade e sem segredos…

Senhas ou segredos, nesse caso, estão fora de cogitação. É claro que você deverá calibrar para não se tornar escrava das inseguranças dele. Uma coisa é ele saber onde e com quem está… Você pode se antecipar e sempre deixá-lo à par disso. O que não pode acontecer é ele extrapolar o limite e partir para a perseguição, lindona… Daí você deverá colocar um freio imediatamente e, nesse caso, ele que vá procurar um tratamento.

2 – Agressividade: O MACHISTA

Não é o caso de todas as pessoas, mas um bom número de ciumentos pode se tornar violento. Uma prova disso são as estatísticas de crimes passionais, que não param de crescer. Isso acontece, porque, em casos mais graves de ciúmes, a pessoa prefere matar o parceiro a vê-lo feliz com outro.

Esses são casos extremos, mas precisamos lembrar que todo ciúme começa pequeno e, quando não controlado, pode se transformar em algo muito grave. Trancar o outro em casa, fazer ameaças e até machucá-lo são atitudes frequentes em ciumentos agressivos.

DESGASTE DA RELAÇÃO

Quando o ciumento começa a pegar muito no pé da pessoa amada, o relacionamento deixa de ser gostoso. As brigas frequentes, a desconfiança e até mesmo a liberdade, cada vez mais controlada, fazem com que a pessoa comece a questionar se passar por aquilo vale a pena.

Amiga linda, ninguém gosta de voltar para casa e encontrar um ambiente cheio de raiva, especialmente, quando não há motivo para tantas dúvidas. Assim, o casal acaba se afastando, já que todas essas emoções ruins impedem a felicidade.

Os MACHISTAS se encaixam nesse perfil, grosso modo. Isso porque foram construídos em uma cultura que os coloca como “donos” das mulheres. Sinceramente, lindona, caso você não seja uma mulher passiva e que mantém os valores de viver para a família e para o marido, exclusivamente, CAIA FORA DESSE TIPO DE HOMEM.

Não conheci tratamento para esse tipo de perfil e a única situação que pode acalentá-los é aquela em que a mulher é praticamente uma serviçal amputada de vida própria. No mais, amiga, ela ainda terá de lidar com o agravante de ser traída constantemente, já que, por direito, eles acreditam que “o homem possuí esse direito” por natureza… NÃO CAIA NESSA CILADA, AMIGA…

No começo pode parecer acolhedor ter um homem assim do lado mas, com o tempo, a coisa vai ficando feia a um nível que você não será mais capaz de sair íntegra… Entendido?

3 – Espelhamento: O MULHERENGO

Já aqui temos algo interessante, amiga, e um perfil bem difícil de lidar, já que o cara se mostra paranoico exatamente por ELE faz as presepadas e acredita que todos são iguais a ele.

Esse é um perfil bem específico porque tende a iludir muitas mulheres que se deixam levar pelo “excesso de cuidado” que ele promove e acaba acreditando que ele está mega apaixonado… CUIDADO, LINDONA!! Esse tipo de cuidado excessivo é exatamente uma maneira de criar uma cortina de fumaça e gerar essa ilusão… NÃO CAIA NESSA!

Para lidar com caras assim, amiga, você deverá agir exatamente igual a ele… Se ele fiscaliza o teu celular: faça o mesmo; se ele quer saber onde e com quem você está: faça o mesmo com ele e por aí vai. Não se iluda acreditando que “ele é obcecado por ti” e que isso é prova de que ele “jamais seria capaz de fazer uma cretinice dessas” de te trair…

ABRA TEU OLHO, LINDONA!!! Esses são os mais sorrateiros e os que você deve ficar mais atenta possível.

Afastamento do casal

Com tantos desentendimentos e a possibilidade de cada palavra ou ação virar uma briga, o casal acaba conversando menos, minando o sentimento, a cumplicidade e, por fim, se afastam. Nesse momento, o homem ciumento fica ainda mais obsessivo, pois percebe que a chance de perder a mulher só aumenta… É um efeito cascata.

O descontrole emocional faz com que a situação fique insuportável, culminando no rompimento, mais cedo ou mais tarde. E, então, “o cara percebe que conseguiu acabar com mais um romance lindo, que tinha tudo para dar certo, mas foi levado ao fim pela falta de estabilidade emocional dele próprio”… Será mesmo que ele se dá conta disso? Até parece!!!

Sinceridade

Lindona, a única forma de evitar que essa tragédia aconteça com você é reverter à situação o quanto antes. É preciso perceber os sinais que o seu homem dá e evitar que esses sinais se tornem sintomas e comecem a minar a relação, ou, num pior cenário: comece a te fazer curvar aos desmandos dele.

Não se deixe levar pelo discurso fácil de que o ciúme é uma prova de amor. Esse sentimento está mais relacionado com o desejo de posse e é muito diferente de cuidar de alguém.

Tendo isso em mente, não se deixe contagiar pela tristeza e identifique quais comportamentos estão alimentando o ciúme dele e atrapalhando o andamento do relacionamento… Imponha-se no devido tempo. Faça com que ele se coloque no teu lugar agindo exatamente como ele age e quem sabe isso não coloca um pouco de bom senso na cachola dele.

Apenas, amiga, não permita jamais que ele te dobre e te coloque numa posição passiva na relação. Mantenha-se forme e focada, sempre nos teus objetivos e metas, pois somente assim você deixará claro para ele que os problemas que surgem dele, devem ser tratados por ele e não por ti… Você não deve se colocar no papel, jamais, de “enfermeira emocional”.

Quando você faz isso, passa para os outros a imagem de uma mulher poderosa e acaba fortalecendo a sua autoconfiança. Nesse momento, passa a não se preocupa mais em ser trocada, pois consegue ver todos os dias no espelho como é linda e que qualquer homem adoraria ter alguém assim em casa. Até mesmo o seu companheiro te valorizará mais, acabando de vez com a insegurança que estava arruinando a união de vocês.

Portanto, lindona, lembre-se de que, além de linda, você é inteligente e muito interessante. Para se manter assim, leia mais, busque novidades na internet, invista na sua carreira e se atualize. Esse é um passo muito importante para entender que você não precisa de homem nenhum para ser feliz, aumentar a sua autoestima e dar um chega pra lá no ciúme.

Lindona, ao usar essas estratégias de como controlar o ciúmes, com certeza, você se sentirá mais magnética, segura e seu relacionamento só tem a ganhar. Lembre-se: ser uma pessoa confiante, evita as crises de ciúme, te torna mais feliz e evita brigas desnecessárias. Com isso, o cara saberá apreciar ainda mais a mulher que tem e, o principal: se ligar que o ciume dele é infundado, infantil e possessivo.

Agora me conta amiga linda, você já passou por situações em que foi difícil saber como controlar o ciúme? Quem é mais ciumento: você ou o teu homem? Deixe o seu comentário e ajude outras mulheres… INSCREVA-SE, CLICANDO AQUI, no curso que vai mudar definitivamente a tua maneira de entender os relacionamentos e, além de conteúdos incríveis, você ainda receberá acesso imediato ao Clube da Mulher Magnética, onde você poderá me contar tudinho e receber dicas diretas numa conversa de amiga para amiga…

Vem comigo amiga linda, que vou te ensinar a se tornar a melhor versão de si mesma.

Vanessa de oliveira.

018