Seja poderosa, sedutora e magnética

Ciúmes vale a pena? Saiba como controlar essa emoção

SHARE
, / 2150 0

É praticamente impossível imaginar uma pessoa que nunca tenha sentido ciúme na vida. Pode ser de uma amiga, da atenção que os pais davam para o outro irmão ou do namorado. Em geral, este sentimento está associado ao amor. Apesar de estar relacionado algo tão bonito, se for tratado com possessividade, ele pode se torna prejudicial para o romance. Por isso, eu decidi ensinar vocês como controlar o ciúmes de uma vez por todas!

No entanto, antes disso, é preciso entender melhor o que é o ciúme. Ao pensarmos em amor, é bem fácil perceber que ele é um sentimento de doação ao outro. É mais que o desejo de ter o homem perto de nós, é a vontade de que ele esteja completo ao nosso lado, não é mesmo, amiga linda? Fazer a pessoa amada feliz é o principal objetivo de quem ama.

Já o ciúme é o medo de perder essa pessoa, mesmo que essa falta de segurança seja infundada. Normalmente, ele é causado por uma autoestima baixa, em que a mulher ou homem ciumento não acredita ser merecedor de ter alguém tão maravilhoso ao seu lado. E então, começa a tirar a liberdade do amado, como forma de evitar que a pessoa escape de suas mãos. Mas será que essa estratégia maluca funciona? Com certeza não.
As 4 maiores consequências do ciúmes no seu relacionamento

Que o ciúme prejudica o namoro ou casamento todo mundo sabe, mas pouca gente para e pensa quais são os reais impactos que ele é capaz de causar. As brigas frequentes são apenas um sintoma de que as coisas não vão bem, por isso, é preciso enxergar os danos de uma forma mais clara para ver o real impacto que essa emoção tem.
Falta de confiança

Essa é uma consequência óbvia e também uma das mais destruidoras do ciúme. A segurança é uma das bases do relacionamento, principalmente, pois é em cima dela que construímos uma história de amor forte e duradoura. Nos casos em que ela não existe ou está enfraquecida, a chance de tudo acabar é muito grande, pois é insuportável viver com alguém que não acredita em nada que você fala.

Quando a confiança está abalada, os questionamentos se tornam tão frequentes que, mesmo que o outro não esteja traindo, ele começa a mentir para evitar brigas. E assim que a ciumenta descobre cada uma das mentiras, a confiança se quebra ainda mais, pois toda a suspeita passa a fazer sentido, provocando um ciclo vicioso de dor e amargura.
Agressividade

Não é o caso de todas as pessoas, mas um bom número de ciumentos pode se tornar violento. Uma prova disso são as estatísticas de crimes passionais, que não param de crescer. Isso acontece, porque, em casos mais graves de ciúmes, a pessoa prefere matar o parceiro a vê-lo feliz com outro.

Esses são casos extremos, mas precisamos lembrar que todo ciúme começa pequeno e, quando não controlado, pode se transformar em algo muito grave. Trancar o outro em casa, fazer ameaças e até machucá-lo são atitudes frequentes em ciumentos agressivos.
Desgaste da relação

Quando o ciumento começa a pegar muito no pé da pessoa amada, o relacionamento deixa de ser gostoso. As brigas frequentes, a desconfiança e até mesmo a liberdade, cada vez mais controlada, fazem com que a pessoa comece a questionar se passar por aquilo vale a pena.

Amiga linda, ninguém gosta de voltar para casa e encontrar um ambiente cheio de raiva, especialmente, quando não há motivo para tantas dúvidas. Assim, o casal acaba se afastando, já que todas essas emoções ruins impedem a felicidade.
Afastamento do casal

Com tantos desentendimentos e a possibilidade de cada palavra ou ação virar uma briga, o casal acaba conversando menos, perdem o amor, a cumplicidade e se afastam. Nesse momento, a mulher ciumenta fica ainda mais obsessiva, pois percebe que a chance de perder seu parceiro só aumenta.

O descontrole emocional faz com que a situação fique insuportável, ocasionando no rompimento, mais cedo ou mais tarde. E, então, ela percebe que conseguiu acabar com mais um romance lindo, que tinha tudo para dar certo, mas foi levado ao fim pela falta de estabilidade emocional.
Admita o que você está sentindo

Lindona, a única forma de evitar que essa tragédia aconteça com você é reverter à situação o quanto antes. É preciso perceber os sinais que o seu homem dá quando o ciúme que você sente está o incomodando e ultrapassa a barreira do que é tido como aceitável e prova de amor.

Quando isso acontece, pode ser que você se sinta um pouco chateada, já que ninguém gosta de saber que está sendo inconveniente. Não se deixe levar pelo discurso fácil de que o ciúme é uma prova de amor. Esse sentimento está mais relacionado com o desejo de posse e é muito diferente de cuidar de alguém.

Tendo isso em mente, não se deixe contagiar pela tristeza e identifique quais comportamentos estão alimentando seu ciúme e atrapalhando o andamento do relacionamento a dois. Se você ainda está na dúvida, abuse da empatia e ponha-se no lugar do boy. Pense como se sentiria, caso alguém invadisse frequentemente sua vida particular em busca de provas de uma traição, que talvez nem tenha acontecido.

Por mais que a sua consciência esteja tranquila, você não gostaria de passar por isso, não é mesmo? Afinal, a privacidade das pessoas que conversam com você também será invadida e isso pode arruinar amizades.
Você é incrível, confie mais em você mesma!

Assim que você se conscientizou de que essas ações só atrapalham o romance que leva com seu parceiro, é muito mais fácil superá-las, amiga linda. Além de deixar os velhos hábitos para trás, você precisa atacar a raiz desse problema tão chato: a insegurança. Quem entende que é uma mulher bonita, poderosa e capaz de conquistar qualquer cara, faz com que o medo de perder um homem infiel desapareça.

Por isso lindona, se a sua moral está meio baixa, é hora de se colocar no patamar de que você nunca deveria ter saído: o da mulher magnética. Faça compras, renove o guarda-roupas com peças modernas e que valorizam o seu corpo, cuide de você mesma, arrume os cabelos e se maquie todas as manhãs, mesmo que seja para ficar em casa.

Quando você faz isso, passa para os outros a imagem de uma mulher poderosa e acaba fortalecendo a sua autoconfiança. Nesse momento, passa a não se preocupa mais em ser trocada, pois consegue ver todos os dias no espelho como é linda e que qualquer homem adoraria ter alguém assim em casa. Até mesmo o seu companheiro te valorizará mais, acabando de vez com a insegurança que estava arruinando a união de vocês.

E não é só o seu visual que deve ser enriquecido, afinal, beleza não é tudo. Lembre-se de que, além de linda, você é inteligente e muito interessante. Para se manter assim, leia mais, busque novidades na internet, invista na sua carreira e se atualize. Esse é um passo muito importante para entender que você não precisa de homem nenhum para ser feliz, aumentar a sua autoestima e dar um chega pra lá no ciúme.
Busque acreditar mais no seu cara

Amiga linda, eu preciso lembrá-la que nenhum banho de loja do mundo te fará superar o ciúme, se você não for capaz de confiar no homem que está ao seu lado. Algumas vezes, esse sentimento tem fundamento, seja por traições anteriores, fama de mulherengo ou até por atitudes suspeitas, como trabalhar até tarde com frequência.

Mas, se você está em um relacionamento, o mínimo que pode fazer é acreditar que ele te ama mais do que qualquer outra mulher que ele conhece. Ouça atentamente tudo o que o cara diz e se não houver nada de mirabolante nas explicações, aceite-as. Se você ficar procurando picuinhas em tudo que ele diz, a sua imaginação pode te trair e criar drama onde não existe.

Isso também evita que o amor de vocês seja vítima dos fofoqueiros de plantão, que adoram inventar histórias para acabar com a felicidade dos outros. Só acredite em denúncias de traição se elas forem repassadas por amigos que amam e se preocupam com você, ou se o cara estiver agindo de forma muito suspeita nos últimos tempos. Caso contrário, confie na palavra dele e se permita viver um amor tranquilo.
Não tente controlar tudo na relação

Um dos maiores erros das mulheres ciumentas é tentar controlar cada passo do amado. Lindona, ninguém aguenta uma rotina cheia de regras. Especialmente, se elas comprovam que você não tem confiança nenhuma na pessoa que dorme ao seu lado todos os dias.

O ato de controlar e exigir que seu namorado ou marido faça coisas absurdas como mandar fotos para provar que está no trabalho, faz com que você abra uma brecha e ensine ele a mentir no relacionamento. É isso que faz com que ele ligue e finja que está indo dormir quando, na verdade, está indo tomar uma cerveja com os amigos.

Na cabeça dos homens, a falta de confiança que você sente é uma demonstração de que as brigas acontecerão de qualquer forma. Por isso, em vez de contar que fará algo que ele sabe que você não gosta, ele só tentará fazer você não descobrir.

Quanto mais a mulher aperta o cerco para evitar a traição, mais criativas as mentiras ficam. Aos poucos, a mulher fica exausta tentando controlar horários, tem crises de confiança e ainda fica conhecida como a maluca da relação quando ela acaba.

Você, com certeza, já ouviu a frase: “o segredo é não correr atrás das borboletas, é cuidar do jardim para que elas venham até você”, de D. Elhers. Ela diz tudo sobre como devemos nos comportar em um relacionamento, amiga linda.

Se você tentar prender o boy, ele se assustará e desistirá de ficar com você. Deixe-o à vontade para levar a vida dele, desde que mantenha o respeito pelo romance. Se você se cuidar e for o mais belo e agradável jardim que ele encontrar pelo caminho, poderão continuar juntos e felizes para sempre.
Tenha um tempo para si mesma e dê tempo ao seu boy também

Amiga linda, ter a sua individualidade é uma ótima forma de ficar menos obcecada pelo cara, especialmente, quando você tem uma tendência a ser ciumenta demais. Se não aguenta quando ele vai ver futebol com os amigos, procure se distrair, já que ficar em casa sempre dá a impressão de que estamos sendo passadas para trás.

Você também merece se divertir, e muito. Aprenda a importância de ele viver esse momento com os colegas da melhor maneira possível: fazendo o mesmo. Nos dias em que não puderem estar juntos, aproveite para marcar um barzinho com suas amigas e se divirta, tome alguns drinks e troque confidências daquele jeito que todas as mulheres adoram.

Se as suas amigas não puderem comparecer, procure sua família ou se inscreva em um curso que queira muito fazer, mas nunca tem tempo… O importante é sentir que esse momento está sendo útil na sua vida, uma hora em que você aproveita para cuidar da sua mente e deixa de lado o vício que é sentir ciúmes.

Além de colaborar para tornar você ainda mais interessante, são formas de fazer novas amizades, expandir o currículo e até abrir novas oportunidades. Tudo isso é muito melhor do que ficar em casa, lamentando a ausência do boy e imaginando as mulheres que devem estar flertando com ele naquele instante. Na melhor das hipóteses, ao perceber que você adora ter um momento sozinha, quem sabe não é ele que começa a ter ciúme de você?

Lindona, ao usar essas estratégias de como controlar o ciúmes, com certeza, você se sentirá mais magnética, segura e seu relacionamento só tem a ganhar. Lembre-se: ser uma pessoa confiante evita as crises de ciúme, te torna mais feliz e evita brigas desnecessárias. Com isso, o cara saberá apreciar ainda mais a mulher que tem.

Agora me conta amiga linda, você já passou por situações em que foi difícil saber como controlar o ciúme? Quem é mais ciumento: você ou seu boy? Deixe o seu comentário e ajude outras mulheres!

ASSISTA A AULA GRÁTIS

DEIXE ELE APAIXONADO POR VOCÊ!

Preencha os campos com seu nome e e-mail para ter acesso à aula grátis !